O tempo não para

Carta aberta.

Aos meus queridos irmãos Joilson e Jackson

e a quem mais interessar.

 

Como já dizia o poeta:

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não para

Quando eu era menino lembro que deseja muito que chegasse as férias, que o fim de ano chegasse rápido e todas aquelas festas que minha saudosa tia Quinha e meu pai tanto gostavam, show do Roberto Carlos na TV, e família toda unida, como era gostoso aquele tempo, mas o tempo insistia em não passar.

O tempo que quando menino insistia em não passar, hoje insiste em passar rápido demais. Tão rápido que muitas vezes ao invés do tempo ser o vilão, quem torna-se vilão somos nós, reféns do tempo.

Por ser refém do tempo me tornei vilão de quem amo. Eu explico…

Hoje sou um homem de meia idade, os cabelos brancos já chegaram, o corpo não obedece como antes, durante toda a minha vida uma das pessoas mais importantes para mim, nunca disse:

EU TE AMO

Meu querido e velho (nem tanto assim, foi para glória com 65 anos) pai, embora ele nunca tenha falado com os lábios, seus gestos de carinho todas as vezes que chegava em sua casa e quando eu partia falava mais que mil palavras.

Ele partiu, deixou muita saudade, mas o tempo tão covarde, cruel, impetuoso, não consegui vencer nem a mim nem a meu pai, não ficou nada pra dizer, nada pra fazer, quantas vezes eu ainda criança ele me ensinava a andar de bicicleta, levava-me a praia todos os domingos, nos últimos anos, eu o ensinava um pouco sobre tecnologia e era quem quem o levava a praia que tanto gostava.

Entre eu e aquele senhor de fala mansa e andar vagaroso não ficou uma só palavra para ser dita. Mas o tempo não para, e me tornou vilão de alguns amigos e principalmente  dos meus queridos irmãos.

A bíblia diz em Eclesiastes 3:1-13

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?
Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;
E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus

Embora haja tempo para tudo, falta-me tempo.

Tempo para dizer e expressar que eu os amo.

Tempo para pedir perdão das coisas ditas e não ditas, das coisas feitas e coisas não feitas.

Há tempo para todas as coisas, mesmo que o tempo não pare, meu ritmo hoje é mais lento, mesmo assim tenho pressa em consertar coisas quebradas pelo tempo, para quando não me restar mais tempo eu possa sentir apenas saudades como sinto do meu pai, mas não sentir remorso por não ter usado o tempo, ainda que curto, para dizer:

EU TE AMO!

Antes que não me reste tempo algum, corro depressa, pois ao contrário de quando eu era criança, hoje o tempo passa numa velocidade que não tenho como acompanhar.

Estive este fim semana com meus companheiros de infância, meus irmãos, quando oportunidade perdida de dizer-lhes, EU TE AMO.

Um velho amigo certa vez me perguntou por que eu tinha “virado crente“, entre outras coisas que respondi, lembro-me que ele ficou pensativo quando falei que o Deus todo poderoso nos dá oportunidades de fazer de novo algo que erramos no passado.

Esse Deus renova suas misericórdias todos os dias mesmo sem o tempo não parar, por isso alegro-me em Ele ter-me feito enxergar o tempo perdido.

Tempo cruel, não mais me tornará refém, nem algoz de quem amo, por falta de tempo, pois pelo tempo que me resta louvarei o nome do Senhor expressando amor aqueles que tanto amo.O desafio é este, lançar fora todo o medo. Ultrapassar as barreiras que levantamos. Viver de forma como dizia o outro poeta:

…como se não houvesse amanhã…

Se a maior mensagem de Cristo é o amor, e amor ao próximo, vamos viver essa verdade na mais profunda essência.

O tempo não para, nós não podemos parar, nem perder para o tempo, o tempo foi feito para o homem, por isso USUFRUA DO TEMPO da melhor forma possível.

Vamos fazer do tempo um aliado, não nosso inimigo.

Passei apenas 24 horas com minha família neste fim de semana, mas valeu cada minuto, mesmo sem falar muito, pelo simples fatos de estar próximo.

JOILSON E JACKSON, AMO VOCÊS MUUUUUUUUUUUUUUUUITO!

Print Friendly, PDF & Email
0 respostas

Deixe uma resposta

Promova o debate!
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *