Depressão e Graça

Depressão e Graça. Essas são duas palavras muito conhecidas em nossos dias. Embora sejam muito conhecidas e usadas, pouco se sabe sobre o que a Bíblia fala acerca delas. O que Deus fala sobre depressão na Bíblia? Há casos de depressão na Bíblia? Há pessoas com depressão nos tempos de Jesus? Será que algum homem de Deus já teve depressão ao longo da história bíblica?

Embora essas não sejam questões feitas com muita frequência em nossos dias, são questões necessárias para que entendamos esse problema da alma (psique) humana à luz do que diz aquele que a criou. As Escrituras não só falam de depressão como apresentam um número grande de pessoas que lidaram com ela. Alguns a experimentaram durante a vida toda. Foram pessoas emocionalmente machucadas. Suas almas foram feridas, e nunca restauradas. Razão: a desobediência à Lei de Deus, à toda a Palavra de Deus, a falta de humildade perante os conselhos do Senhor resultou em almas que permaneceram feridas até o fim da vida.

Contudo, há aqueles cuja alma fora totalmente restaurada. Pessoas que experimentaram um período de depressão profunda, alguns até sentindo dores no corpo, outros que desejaram a própria morte. A diferença dessas pessoas é que elas deram ouvidos aos Conselhos de Deus. Deram ouvidos humildemente ao que Deus tinha a dizer para elas, sem rodeios, sem “passar a mão em suas cabeças”. Foram excelentes ouvintes de tudo quanto Deus tinha para lhes dizer. Conseqüência: o que lemos no Salmo 19.7 cumpriu-se na vida de todos eles: “A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma”.

Portanto, há casos de depressão na Bíblia, como você lerá ao longo das postagens que farei no blog. Todavia, aqueles que deram ouvidos aos Conselhos de Deus encontraram restauração completa em suas almas. Suas emoções receberam da graça de Deus para restaurá-las. Sua psique (alma) viu do poder de Deus para curar, através de Sua Santa Palavra a alma de qualquer ser humano que, humildemente, se submete a todo Conselho de Deus.
Minha esperança e oração é que você, à exemplo de homens e mulheres na Bíblia que estiveram em depressão, possa também se submeter humildemente à todo Conselho do Senhor, à toda Palavra de Deus. Que o Espírito de Cristo seja o teu companheiro na viagem pelos estudos que faremos nos próximos posts sobre Depressão e Graça. Tentarei, de maneira muito simples, contar a experiência dessas pessoas que estiveram em depressão e que encontraram a graça de Deus para restaurá-las.

Deus lhe abençoe muito!
nAquele que me restaura a alma e me satisfaz plenamente,
Wilson Porte Jr.


Nota:

Esse texto foi extraído na íntegra do site wilsonporte.org

Print Friendly, PDF & Email