Quais métricas utilizar para medir os resultados de TI

Foi-se o tempo em que a tecnologia era usada somente para automatizar as tarefas e eliminar o trabalho humano. Pouco a pouco, ela começou a ser utilizada para enriquecer o processo organizacional, ocupando um espaço essencial para a otimização das atividades e redução de custos, elevando o poder de competitividade entre as empresas.

Mas como qualquer outro investimento, é necessária uma gestão muito bem preparada e adepta para o seu negócio. Não basta gastar grandes quantias e esperar que as soluções por si só sejam capazes de trazer os ganhos esperados. Para que todos esses recursos proporcionem resultados de TI efetivos, é fundamental que eles estejam integrados dentro de um pacote de ações e estratégias de crescimento que englobam todas as áreas da sua empresa.

Mas se você já investiu em TI, tem um plano bem definido e mesmo assim não sabe quais métricas utilizar para medir o desempenho dos processos, fique tranquilo. Confira abaixo as nossas dicas para colher melhor essas informações:
A importância de medir as métricas de resultados de TI

A partir do momento em que é destinado um investimento em tecnologia e estabelecido uma meta de crescimento, as métricas de desempenho serão utilizadas para mensurar como os processos operacionais e de gestão estão realmente impulsionando os seus resultados de TI. Você pode medir de acordo com o perfil de empreendimento ou de acordo com outros players do mercado. Sendo assim, é possível avaliar e rastrear a efetividade de vários aspectos internos, e outros pontos que podem ser melhorados.
Satisfação dos seus clientes em primeiro lugar

Não haverá outro apontador de falhas melhor do que os feedbacks dos seus clientes. Todas e quaisquer mudanças e implantações que forem feitas, por mais que pareçam óbvias, serão medidas através daqueles que compram os seus produtos ou que utilizam os seus serviços. É importante que você disponha de bons canais de relacionamentos para sempre ouvir a opinião do seu bem mais precioso, eles sempre serão ótimos termômetros.
Mas como observar esses dados?

Para ter segurança nesses investimentos sem ter uma equipe técnica de TI à disposição, é necessário ter um suporte muito bem preparado para garantir esse respaldo. Uma equipe especializada no assunto poderá fornecer todos esses dados. Mas é necessário acompanhar todo esse processo. Afinal, é a garantia do crescimento da sua empresa que estará em jogo. Tome nota:

Tenha o registro de todos os problemas rotineiros ou aqueles mais específicos na sua estrutura de TI; registre todas as reclamações sobre equipamentos ou aplicações feitas por seus colaboradores; avalie o prazo em que esses problemas são solucionados; tenha muito claro quais são todos os seus gastos com TI, sejam eles com o suporte, contratos ou ferramentas utilizadas, pois os cruzamentos de todos esses dados irão te ajudar a ter um panorama geral sobre os seus rendimentos e quais os novos rumos a serem dados à tecnologia.

Print Friendly, PDF & Email
0 respostas

Deixe uma resposta

Promova o debate!
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *